MOLHO QUATRO QUEIJOS

Caros amigos, a receita de hoje √©, sem sombra de d√ļvidas, a mais f√°cil que j√° postei, mas tamb√©m uma das mais deliciosas.

Trata-se do molho quatro queijos ou quattro formaggi.

A origem da produção de queijo é incerta, mas remonta ao tempo da domesticação dos animais produtores de leite.

Uma coisa, todavia, é certa: o que seria da culinária sem o queijo nas suas mais variadas formas e sabores?

Seja em carreira solo, aprimorando saladas e molhos ou apenas dando aquele toque final em um prato, o queijo é um dos alimentos mais consumidos em todo mundo.

Seu uso vai dos pratos mais requintados da cozinha internacional ao x-burg (Escrito assim mesmo) daquele muquifinho qualquer da esquina de sua cidade.

Para o molho, utilizaremos de quatro variedades saborosas e, até certo ponto, comuns em mercados e mercearias: provolone, parmesão, gorgonzola e requeijão pastoso.

Parmes√£o

O requeijão pastoso é um pouco mais denso que o cremoso que vem em copinhos e que normalmente deixa o molho muito líquido. A marca mais conhecida no Brasil desta variedade de requeijão é o catupiry, mas existem outras marcas que podem ser encontradas em bisnaga.

Opte por peças inteiras e as rale em casa, o resultado é muito melhor e mais saboroso, além de você ter a absoluta certeza do que está comprando.

Requeij√£o Pastoso

Prefira também o creme de leite fresco, pois além de não ter soro como os de lata, tem uma quantidade menor de conservantes, qualificando ainda mais o sabor de seu molho.

Vamos então à receita.

  • 1 Pote (200 ml) de creme de leite fresco;
  • 4 Colheres (Sopa) de parmes√£o ralado grosso;
  • 4 Colheres (Sopa) de provolone ralado grosso;
  • 2 Colheres (Sopa) de gorgonzola ralado grosso;
  • 8 Colheres (Sopa) de requeij√£o pastoso e
  • Uma pitada de noz moscada ralada.

Gorgonzola

Leve todos os ingredientes ao fogo brando e mexa até os queijos se incorporarem completamente.

Caso fique muito espesso, coloque leite integral até encontrar o ponto ideal.

Combine o molho com a massa de sua prefer√™ncia, com carnes grelhadas ou empanadas, alm√īndegas, panquecas, etc.

Outra boa sugest√£o √© deixar o molho bem espesso e preparar um delicioso sandu√≠che de tiras de mignon fritas na manteiga, com salada de palmito cortadinho no p√£o de hamb√ļrguer.

A harmonização é bem vasta, apesar de queijos fortes demandarem vinhos tintos encorpados. Ainda assim, se o molho acompanha um peixe grelhado, frito ou assado, minha sugestão é um vinho branco, como o Pinot Grigio.

Provolone

Quanto às cervejas, as possibilidades de harmonização são vastas pela combinação de queijos suaves (Requeijão), salgados (Parmesão), defumados (Provolone) e azuis (Gorgonzola). As cervejas tipo pilsen e weiss, caem bem com queijos suaves. As lupuladas, tipo IPA, suavizam o salgado. Enquanto que as cervejas escuras mais alcoólicas e adocicadas, como as Imperial Stout, Strong Dark Ale e Tripel, combinam com queijos azuis. Já os queijos defumados harmonizam-se com cervejas do estilo Rauch, que é feito com maltes defumados.

Na d√ļvida, sirva um copo de cada uma delas e prove o que agrada mais o seu paladar, pois harmoniza√ß√£o s√≥ faz sentido se atende √†s suas expectativas de sabor, aroma e conjunto.

Bom apetite e bom final de semana.

Tags: , , , , , ,

Warning: require(): Unable to allocate memory for pool. in /mnt/ebs/blogs/wp-includes/comment-template.php on line 913

2 Respostas para “MOLHO QUATRO QUEIJOS”

  1. jadir disse:

    Este molho dispensa qualquer comentario, e so saborear

Deixe um comentário